quinta-feira, agosto 02, 2012

A história de músicos brasileiros que fizeram sucesso cantando em inglês


Escorados na febre "beatlemaníaca" dos anos 60/70, não foram poucos os cantores e bandas do Brasil que fizeram sucesso fazendo músicas em inglês. Alguns deles, como Maurício Alberto Kaiserman (ou simplesmente Morris Albert), chegaram de fato a experimentar um relativo estrelato até internacional. Mas a maioria conseguiu chegar às paradas de sucesso aqui mesmo, se apresentando em clubes, festas e integrando trilhas de novelas. 


Muitos deles arrebanharam uma boa base de fãs que, distantes do eixo Rio-SP, acreditavam tratar-se de artistas estrangeiros. Morris Albert foi o mais exitoso da turma, mas não o único. Com a balada "Feelings", lançada em 1974, Albert vendeu mais de 100 milhões de cópias do disco que a trazia. Ainda que se saiba que a cifra soma as vendas de três décadas, o número impressiona. Fábio Jr. é o maior sucesso nacional que emergiu dessa fase. Antes, ele se apresentava com o nome de Mark Davis e cantava canções como “Don´t Let me Cry”. 


Outros nomes marcantes desse período são os grupos Light Reflections (de "Tell me Once Again") e Pholhas (de "She Made me Cry") e ainda os cantores Malcolm Forest, Pete Dunaway, Steve MacLean e José Pereira da Silva Neto, o Chrystian, da dupla sertaneja com o irmão Ralf. Antes de virar sertanejo-romântico, Chrystian foi só romântico em inglês e emplacou um de seus hits da época na novela Cavalo de Aço (1973) com a faixa ''Don't Say Goodbye''. 


Essa história cheia de detalhes e curiosidades está recuperada no livro "Hits Brasil - Sucessos Estrangeiros Made in Brazil", do historiador paulista Fernando Carneiro de Campos. O livro foi lançada há pouco de forma independente. 
Mais informações em www.clubedeautores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário